Mauro Vieira diz que eventual vitória de Trump não alterará relação com o Brasil
Para chanceler, 2024 será um ano importante para os dois países

Foto: Agência Brasil/Lula Marques
Se Donald Trump for eleito novamente e retorne à presidência dos Estados Unidos no próximo ano, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, assegurou que não haverá mudanças na relação entre os governos. Em entrevista ao portal Metrópoles, o chanceler destacou que 2024 será um ano importante, marcado pela comemoração do bicentenário do reconhecimento, pelos Estados Unidos em 1824, da independência brasileira.
“A relação com os Estados Unidos é importantíssima e prioritária, ano que vem vamos celebrar 200 anos de relações bilaterais, vamos ter uma série de iniciativas para celebrar essa marca”, afirmou o ministro.
“[Se Trump ganhar], da nossa parte, não muda nada. Vamos continuar com o mesmo interesse e perseguindo os mesmos objetivos, desenvolvendo os mesmos programas”, completou.
Além disso, Vieira não descartou um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Argentina, Javier Milei, no próximo ano. “Sim, pode acontecer. Aliás, eles se encontrarão se ambos forem à cúpula do Mercosul no final de junho, em Assunção. Pode ser antes, depende, encontros de chefes de Estado são sempre negociados e acertados com antecedência, nunca é uma coisa ocasional”, disse.
Sobre a Venezuela, Vieira disse esperar que Nicolás Maduro cumpra a promessa de garantir eleições justas, limpas e transparentes em seu país, em dezembro, e reforçou a aposta na via diplomática para resolver a disputa por Essequibo, na Guiana.