Média de idade de mortes e casos da Covid-19 no Brasil registra diminuição, segundo Fiocruz

Boletim detalhado sobre doença foi publicado na última quinta-feira (22)

[Média de idade de mortes e casos da Covid-19 no Brasil registra diminuição, segundo Fiocruz]

FOTO: Getty Images

O Boletim Observatório Covid-19, publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última quinta-feira (22), aponta que a idade média de casos e mortes causadas pela covid registrou uma queda quando se compara a semana epidemiológica (SE) 1 (3 a 9 de janeiro) e a 27 (3 a 10 de julho) de 2021. Com o resultado, os especialistas apontam para uma nova fase da da pandemia no Brasil. 

Nos dados mais recentes, a média de idade das internações está em 53 anos, contra 62,5 na SE 1; as médias de mortes foram 73 e 65 nas semanas epidemiológicas 1 e 27, respectivamente. Em comparação com a semana epidemiológica 23 (6 a 12 de junho), houve um aumento de internações entre idosos, que esteve em 27,2% na semana epidemiológica 23 e na 27 subiu para 31,8%. 

Os dados indicam que na semana epidemiológica 23 foi registrada a menor porcentagem de idosos no número de óbitos (44,8%). Na SE 27, esse percentual subiu para 58,2%. Segundo o boletim, há  uma redução de internações em leitos de terapia intensiva na faixa etária de 50 a 59 anos e uma interrupção no aumento na faixa de 40 a 49 anos na comparação entre as duas semanas epidemiológicas. Nas últimas duas semanas epidemiológicas, a trajetória descendente no número de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) desacelerou. Segundo os cientistas que realizaram o levantamento, nas últimas duas semanas epidemiológicas, o aumento recente ou o registro de estabilidade em alguns estados sugere um quadro a ser monitorado. 

Além disso, não houve aumento das taxas de incidência ou mortalidade em nenhum estado. As maiores taxas de incidência da  Covid-19 no período das últimas duas semanas foram observadas nos estados de Roraima, de Mato Grosso e de Santa Catarina. Paraná, Mato Grosso e São Paulo apresentam as maiores taxas de mortalidade. As maiores taxas de letalidade foram registradas no Rio de Janeiro (5,7%), São Paulo (3,4%), Amazonas (3,4%) e Pernambuco (3,1%).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!