Médica tem licença profissional caçada por divulgar fake news sobre a vacina da Covid nos EUA
Sherri Tenpenny também terá que pagar uma multa de cerca de R$ 14,7 mil

Foto: Reprodução/NBC News
A médica estadunisense, Sherri Tenpenny, teve a licença profissional suspensa pelo Conselho Médico do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, devido à propagação de fake news sobre a vacina da Covid. Além da suspensão, a Sherri recebeu uma multa de cerca de R$ 14,7 mil.
Segundo um porta-voz do Conselho, a medida foi tomada após Sherri Tenpenny não cooperar com a investigação que estava sendo conduzida sobre seus comentários públicos relacionados às doses contra o novo coronavírus.
As declarações de Sherri, que ganharam destaque durante a pandemia, alegavam que as vacinas têm a capacidade de "magnetizar" indivíduos, conectando-os a uma rede "interface" 5G. No mês de junho de 2021, essa profissional de saúde se tornou conhecida por apoiar um projeto de lei que visava impedir que empresas e escolas de Ohio requisitassem vacinações.
Na oportunidade, ela disse que “as pessoas que receberam essas injeções e agora estão magnetizadas podem colocar uma chave na testa, (que) ela gruda”. “Eles podem colocar colheres e garfos em cima deles e podem grudar, porque agora pensamos que há um pedaço de metal nisso (na vacina)”.
As falas, sem nenhum embasamento científico, ditas durante uma audiência pública, levaram cerca de 350 pessoas a prestarem queixa no conselho médico contra Sherri, o que fez o órgão abrir uma investigação sobre sua atuação profissional.
A profissional poderá recorrer na decisão.