Médico brasileiro perde visto americano após comemorar assassinato Charlie Kirk
O vice-secretário de Estado dos EUA informou que a perda é para sempre

Foto: O neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa . Créditos: Reprodução/ X
O neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa perdeu o visto americano após comemorar o assassinato de Charlie Kirk, liderança da direita morto com um tiro no pescoço durante uma palestra em Utah, na quinta-feira (10), segundo a coluna de Paulo Cappelli, no portal Metrópoles.
Segundo Cristopher Landau, vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, a perda do visto é para sempre. Ele criticou o comentário do médico afirmando que de todo conteúdo depravado online que já tinha visto este “talvez seja o mais assustador” e finalizou afirmando que também solicitou um alerta em relação ao médico para garantir que nunca fosse recebido no país.
“Eu pessoalmente ordenei ao chefe de Assuntos Consulares que revogasse seu visto americano, se ele tivesse um, e que colocasse um alerta nele para garantir que nunca o recebesse. Também gostaria de pensar que as autoridades brasileiras de licenciamento se interessariam por um neurocirurgião que deseja publicamente a morte de pessoas com cujas opiniões políticas discorda”, escreveu.
O vereador Thiago Medina (PL-PE) disse em suas redes sociais que formalizou uma denúncia junto ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) pedindo a cassação do registro de medicina de Ricardo e que enviou um ofício ao governo do estado solicitando a “demissão” do funcionário público.
Na postagem que gerou revolta, Ricardo escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. Seu perfil no Instagram já foi desativado.
O CRM-PE abriu um procedimento para investigar a conduta do médico.