Medidas restritivas começam a valer nesta quarta (20) no Lobato, Bonfim e Liberdade
Ações já tinham sido anunciadas pela prefeitura no início da semana

Foto: Reprodução / Adriana Oliveira (TV Bahia)
Com o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus, a partir desta quarta-feira (20), passam a valer as medidas restritivas mais intensas, determinadas pela prefeitura de Salvador, nos bairros do Bonfim, Lobato e Liberdade. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto na última segunda-feira (18).
A medida é válida inicialmente por sete dias. Até a próxima terça-feira (26), todas as atividades comerciais formais e informais estarão proibidas, exceto supermercados, farmácias, bancos e agências lotéricas.
A Prefeitura vai realizar testes rápidos, entrega de cestas básicas para comerciantes e ambulantes, além de outras ações de combate e fiscalização. Os ônibus do transporte coletivo de Salvador circulam normalmente por esses bairros.
Desde o dia 11 de maio que as restrições por localidade foram iniciadas, nos bairros da Boca do Rio, Plataforma e na rua Joana Angélica, no Centro de Salvador. Na segunda-feira (19), o prefeito suspendeu as restrições na Boca do Rio e Centro da cidade, por entender que as ações tiveram efeito.
O bairro de Plataforma segue com restrições. O bairro da Pituba, que também havia sido incluído nas medidas, completa nesta quarta-feira, sete dias de restrições, tempo limite para a prefeitura anunciar se as ações continuam ou são interrompidas. ACM Neto deve falar nesta quarta qual será a decisão referente ao bairro.
O prefeito anunciou também novas regras para toda a cidade e devem ser seguidas nos bairros pela população e comerciantes.
Confira:
Disponibilizar kits de higienização a base de álcool em gel em locais visíveis ao longo de estabelecimentos comerciais;
Comerciantes devem exigir que clientes e usuários higienizem as mãos com álcool;
Disponibilizar kits de higiene completos nos banheiros (álcool, sabonete líquido, e toalhas de papel);
Reforçar higienização do ambiente: banheiros devem ser higienizados constantemente, meios de pagamento devem ser higienizados a cada uso, superfícies de toque devem ser higienizadas a cada 2 horas e demais áreas na abertura e fechamento;
Fica proibida a testagem e prova de produtos nos estabelecimentos;
Fica proibido o serviço de manobrista em qualquer tipo de estabelecimento.