• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Meirelles diz que pedido de Lula para remoção do presidente do BC é uma 'contradição enorme'

Meirelles diz que pedido de Lula para remoção do presidente do BC é uma 'contradição enorme'

Ex-presidente do BC também opinou sobre Lula criar um ambiente à redução da taxa de juros

Por Da Redação
Às

Meirelles diz que pedido de Lula para remoção do presidente do BC é uma 'contradição enorme'

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que não há justificativa para que Lula peça a remoção de Roberto Campos Neto da presidência do BC. A declaração foi feita em entrevista a Jovem Pan nesta quinta-feira (09).

“O presidente da República está falando em exercer uma cláusula legal e solicitar ao Senado a retirada do presidente do Banco Central. Só que isso seria uma contradição enorme. Porque essa cláusula legal permite que se questione o mandato do presidente do Banco Central se ele não cumprir a meta de inflação, se a inflação estiver elevada. Isto é, não tiver subido os juros o suficiente”, explicou. 

“Temos muitos problemas, então é justificável que a inflação no Brasil tenha ficado mais dois anos acima da meta. Mas o presidente iria argumentar que o presidente do Banco Central não subiu os juros o suficiente e que, portanto, a inflação está abaixo da meta. Em função disso, ele vai pedir a remoção do presidente do Banco Central quando, ao mesmo tempo, ele está atacando os juros altos. As duas coisas não batem. É uma argumentação muito frágil, para dizer o mínimo. É uma discussão política, à medida que será discutida com o Senado Federal”, argumentou. 

Meirelles pontuou ainda que a postura do presidente da República é uma "controvérsia desnecessária" e defendeu que a atuação do banco está correta.  “O Banco Central simplesmente está fazendo o trabalho dele, normal, não está polemizando com o governo, não está respondendo o governo, não está discutindo com o governo. O Banco Central simplesmente está fazendo o trabalho dele e colocando a taxa de juros no local adequado e em um nível adequado exatamente para combater a inflação, que é a sua função, a sua missão legal. Nada mais do que isso”, disse.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário