Mercado de câmbio vai ampliar concorrência no setor no país
Projeto de abertura de contas em dólar foi aprovado pela Câmara

Foto: Reprodução
Com a aprovação do marco legal do câmbio, pela Câmara dos Deputados na noite de ontem (11), que permite uma nova realidade tecnológica nas operações de câmbio, pode aumentar a concorrência no mercado abrindo espaço para fintechs operarem. As informações são do GLOBO.
Especialistas alertam sobre os riscos para se caso a economia se fragilize ou inflação saia de controle, as pessoas podem travar uma corrida por contas em dólar, o que poderia levar a uma dolarização da economia. De acordo com a professora do Insper, Juliana Inhaz, o assunto ainda precisa ser muito discutido.
"Acredito que é um assunto que precisa de discussão e que novidades como a conta em dólar seja algo para o futuro, não sei se para breve. Com um choque externo, por exemplo, é difícil que não haja saída de capital e isso será difícil de controlar. Então, questiono a maturidade de nossa economia, com problemas fiscais, para que se dê um passo desse tamanho no curto prazo", diz ela.
Ela também observa que embora a moeda brasileira seja estável, há a possibilidade de ocorrer uma dolarização da economia, com probabilidade de abertura de contas em moeda americana. "Isso aconteceu em países com processos inflacionários. Enquanto a inflação estiver controlada e a economia saudável, a tendência é que a dolarização não aconteça. Mas uma economia fragilizada, as pessoas podem buscar essa alternativa', comenta.
Do outro lado, porém, o diretor executivo da NGO, Sidnei Nehme, não existe risco de que a economia se dolarize. "Não vejo risco de dolarização da economia. O real supre todas as necessidades internas e temos um mercado sofisticado, com instrumentos para proteção da moeda, como derivativos, em caso de desvalorização. É diferente da Argentina, que não tinha esses instrumentos", pontua.