Mercado de câmbio vai ampliar concorrência no setor no país

Projeto de abertura de contas em dólar foi aprovado pela Câmara

Por Da Redação
Ás

Mercado de câmbio vai ampliar concorrência no setor no país

Foto: Reprodução

Com a aprovação do marco legal do câmbio, pela Câmara dos Deputados na noite de ontem (11), que permite uma nova realidade tecnológica nas operações de câmbio, pode aumentar a concorrência no mercado abrindo espaço para fintechs operarem. As informações são do GLOBO. 

Especialistas alertam sobre os riscos para se caso a economia se fragilize ou inflação saia de controle, as pessoas podem travar uma corrida por contas em dólar, o que poderia levar a uma dolarização da economia. De acordo com a professora do Insper, Juliana Inhaz, o assunto ainda precisa ser muito discutido.  

"Acredito que é um assunto que precisa de discussão e que novidades como a conta em dólar seja algo para o futuro, não sei se para breve. Com um choque externo, por exemplo, é difícil que não haja saída de capital e isso será difícil de controlar. Então, questiono a maturidade de nossa economia, com problemas fiscais, para que se dê um passo desse tamanho no curto prazo", diz ela. 

Ela também observa que embora a moeda brasileira seja estável, há a possibilidade de ocorrer uma dolarização da economia, com probabilidade de abertura de contas em moeda americana. "Isso aconteceu em países com processos inflacionários. Enquanto a inflação estiver controlada e a economia saudável, a tendência é que a dolarização não aconteça. Mas uma economia fragilizada, as pessoas podem buscar essa alternativa', comenta. 

Do outro lado, porém, o diretor executivo da NGO, Sidnei Nehme, não existe risco de que a economia se dolarize. "Não vejo risco de dolarização da economia. O real supre todas as necessidades internas e temos um mercado sofisticado, com instrumentos para proteção da moeda, como derivativos, em caso de desvalorização. É diferente da Argentina, que não tinha esses instrumentos", pontua.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário