Mercado financeiro sobe para 8% a estimativa de inflação em 2021

Juros básicos também devem chegar a 8% ao ano no fim de 2021

Por Da Redação
Às

Mercado financeiro sobe para 8% a estimativa de inflação em 2021

Foto: Agência Brasil

De acordo com os dados do Boletim Focus, divulgados pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (13), o mercado financeiro subiu a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, para 8% neste ano. Ao mesmo tempo, reduziu a previsão de crescimento da economia. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.   

Para a inflação, a expectativa do mercado para o ano de 2021 avançou pela vigésima terceira seguida, passando de 7,58% para 8%. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o BC eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia. Em 2020, pressionado pelos preços dos alimentos, o IPCA ficou em 4,52%, acima do centro da meta para o ano, que era de 4%. Para 2022, o mercado financeiro subiu de 3,98% para 4,03% a estimativa de inflação.   

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne na próxima semana para decidir sobre a Selic. Para 2021, o mercado também vê a Selic a 8%, acima dos 7,75% estimados na semana anterior. A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB), por sua vez, foi revisada para 5,04%, ante a 5,28% previstos no mês passado.

Pela quinta semana seguida, o Boletim Focus indica recuo na projeção para o PIB no ano. O mercado espera que o PIB feche o ano em 5,15%, abaixo dos 5,22% projetados na semana passada. Frente à estimativa de um mês atrás, o dado fica 0,15 ponto abaixo da previsão, de 5,30%. Para 2022, a estimativa caiu de 1.93% para 1,72%. No segundo trimestre do ano, o PIB estagnou, com ligeiro recuo de -0,1% no período. O dado foi resultado de problemas de estiagem afetando o agro e de falta de suprimentos causando queda na indústria, e os serviços, que tiveram recuperação mais lenta do que a esperada, apesar do avanço da vacinação.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário