Mercado reduz pela 6ª vez seguida a projeção de inflação em 2022

Os dados oficiais serão divulgados na terça-feira (9)

[Mercado reduz pela 6ª vez seguida a projeção de inflação em 2022]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O mercado financeiro reduziu, pela sexta semana seguida, a projeção de inflação para este ano. O número passou de 7,15% para 7,11%, segundo o Boletim Focus, do Banco Central, publicado nesta segunda-feira (8).

O IPCA-15 de julho, que é considerado uma prévia da inflação oficial, desacelerou para 0,13% na comparação com junho. Já o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), publicado pela Fundação Getulio Vargas, recuou 1,19% no fechamento de julho, depois de registrar deflação na terceira quadrissemana. 

Os dados oficiais serão divulgados na terça-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para 2023, as instituições financeiras seguem com a previsão de um aumento do índice de inflação. A projeção está acima do teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,75%. 

PIB e Selic

Para o Produto Interno Bruto (PIB) a projeção é que a economia chegue a 1,98% de crescimento ao ano, uma alta de 0,01 ponto percentual, em relação à previsão anterior, que era de 1,97%. Para esse ano, a equipe econômica do governo espera um crescimento de 2%.

Já sobre a taxa básica de juros, a Selic, o mercado espera que o ano se encerre com o indicador nos atuais 13,75% ao ano, ainda que o BC tenha sinalizado no último comunicado que pode fazer um agiste extra de 0,25 ponto percentual em setembro.


Comentários