Mercedes-Benz confirma venda da fábrica para chinesa Great Wall

Marca alemã não informou valor da transação

A Mercedes Benz oficializou hoje a venda da fábrica de Iracemapolis, interior paulista, para a chinesa Great Wall. O valor da transação não foi revelado mas o terreno do centro de produção tem 1,2 milhão de m2 e inclui o equipamento de manufaturas dos veículos. 

A Great Wall não se pronunciou oficialmente mas o Farol da Bahia apurou, com ex funcionários do grupo que a informação da venda já havia sido confirmada internamente aos funcionários que ainda estavam vinculados à Mercedes Benz.

A unidade não produzia mais veículos desde dezembro do ano passado quando os modelos GLA e Classe C fabricados no Brasil deixaram de ser oferecidos. A Mercedes anunciou, à época, um investimento aproximado de R$ 800 milhões de reais na unidade onde chegaram a atuar 370 funcionários diretos. 

Segundo a apuração da nossa reportagem mesmo com a venda feita às “portas fechadas” a Great Wall não usará nenhum equipamento do parque atual para produzir nada na unidade e sim modelos próprios. 

A Great Wall já lançou perfil no Instagram, ainda não tem site local e com o plano de fabricação local terá que estabelecer uma sólida rede de concessionários antes de efetivamente vermos um produto da Great Wall nas lojas. A Great Wall detém quatro submarcas no mercado chinês: Haval, Wey (premium), Ora (elétricos) e GWM Pick-up. No Brasil a empresa deve fabricar SUVs e uma pick-up incluindo seu carro chefe: o modelo médio Haval H6. Em 2020 a gigante produziu 1,1 milhão de veículos só na China, pouco mais da metade do mercado brasileiro somando todas as marcas instaladas aqui.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!