/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Mergulho em águas rasas está entre principais causas de lesões na coluna

Notícias
Saúde

Mergulho em águas rasas está entre principais causas de lesões na coluna

As consequências mais comuns dos mergulhos em águas rasas englobam, desde paralisia de pernas e braços, até fraturas nas mãos e pés

Por Agências
Mergulho em águas rasas está entre principais causas de lesões na coluna
Foto: Reprodução

Casos de pessoas que sofrem grave lesão na medula após mergulhar na água — seja em rio, mar, cachoeira ou piscina — não são considerados raros. De acordo com o Ministério da Saúde, acidentes em águas rasas ficam atrás apenas dos de trânsito. Para se ter ideia da dimensão, mesmo quando não é verão, tais acidentes ocupam a quarta posição. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna, a maior parte das vítimas deste tipo de acidente é jovem: 90% têm faixa etária de 10 a 25 anos. “Os mergulhos em águas rasas podem causar grave lesão medular quando a pessoa bate a cabeça ao pular. O trauma ocorre porque esse impacto comprime a coluna, o que causa a lesão, podendo ter diferentes níveis inclusive causar tetraplegia ou até mesmo levar à morte”, explica o ortopedista e especialista em coluna, Djalma Amorim Jr..

QUAIS OS CUIDADOS VOCÊ DEVE TER AO MERGULHAR?

Não mergulhe em águas turvas ou desconhecidas;

Não mergulhe após ingerir bebida alcoólica ou outras substâncias que atrapalhem os reflexos;

Evite empurrar os amigos para dentro da água.

E atenção: deve-se ter muito cuidado ao querer ajudar uma pessoa que sofreu lesão na coluna. “Uma manipulação realizada de forma incorreta pode piorar o quadro. Deve-se retirar a vítima da água para impedir o afogamento, mas é preferível evitar transportar o paciente, pois a movimentação incorreta pode piorar a situação. Entre em contato com a emergência para que a transferência seja feita até uma unidade de saúde apropriada”, alerta Djalma Amorim Jr.. 

Ainda de acordo com o ortopedista, em casos leves, colares podem ser usados e, em situações mais graves, a cirurgia pode ser indicada. Tenha cuidado: a lesão na medula afeta os movimentos e a sensibilidade dos membros, podendo ter um final trágico. Prevenir é o melhor remédio! O ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped, Clínica Santa Helena e Hospital Português.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102