Mês de agosto deve registrar pouca ocorrência de chuva no país

Segundo dados do Inmet, o interior da Região Nordeste deve ter registros abaixo da média

[Mês de agosto deve registrar pouca ocorrência de chuva no país ]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O boletim meteorológico divulgado na quinta-feira (4), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostra que o mês de agosto será marcado por pouca chuva no país. O interior da Região Nordeste e parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste devem ter registros abaixo da média. 

Para a região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e também na divisa de Minas Gerais e de Goiás, assim como o leste do Mato Grosso estão previstos acumulados inferiores a 80 milímetros (mm) e, em algumas localidades, não devem ocorrer registro de chuva.

Acima da média é esperado para o noroeste da Região Norte, costa leste do Nordeste, com volumes previstos acima dos 120 mm. A tendência é que ocorra também na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, além da parte central de Santa Catarina. 

O mês deve registrar temperaturas médias elevadas. De acordo com o Inmet, a incidência de valores acima de 24ºC para o Norte, Nordeste, norte do Mato Grosso e centro-oeste do Mato Grosso do Sul. Devido a chuva, as temperaturas deverão ser mais amenas no leste da Região Nordeste, que devem variar entre 24º e 26ºC. 

No Paraná a temperatura deve ser a mais elevada da Região Sul. Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul a tendência é de temperaturas médias entre 18°C e 20°C.

Porém, o Instituto não descarta a possibilidade de entrada de massas de ar frio, que poderão acarretar em queda das temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, assim como no sul de Minas Gerais e no Vale do Paraíba.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!