Mesmo após tomar duas doses da Coronavac, secretário de Saúde de município paulista morre pela Covid-19
Orrélio Justiniano Rocha, conhecido como Dr Rocha, estava internado na UTI de um hospital particular de Bauru

Foto: Reprodução/
Morreu aos 83 anos, o secretário de Saúde de Lins, em São Paulo, Orrélio Justiniano Rocha, conhecido como Dr Rocha, nesta quinta-feira (25) com Covid-19. Ele estava internado em um hospital particular de Bauru, para onde tinha sido transferido depois de ter o quadro de saúde agravado. O secretario lutava há semanas contra a Covid-19 e tinha sido intubado pela segunda vez na última terça-feira (23).
A prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias pela morte do secretário e ele foi enterrado no fim da tarde desta quinta-feira (25).
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o médico havia tomado as duas doses da CoronaVac, sendo a primeira no dia 21 de janeiro e a segunda no dia 11 de fevereiro. No entanto, a prefeitura não divulgou as datas em que o secretário começou a ter sintomas, testou positivo e foi internado.
Em nota, o Instituto Butantan informou que a eficácia e a segurança da vacina já foram comprovadas através de testes clínicos de fase 3 realizados com 12,5 mil voluntários em 16 centros de pesquisa brasileiros.
Ainda segundo o Butantan, a vacinação com o imunizante reduz o risco de uma pessoa ter a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 e precisa de algumas semanas para que seja obtida uma resposta imune adequada após as duas doses, aplicadas com intervalo de tempo de 14 a 28 dias.