• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mesmo com trabalho, mulheres dedicam 8 horas a mais do que os homens nos afazeres domésticos

Mesmo com trabalho, mulheres dedicam 8 horas a mais do que os homens nos afazeres domésticos

Segundo o IBGE, no total, 92,1% das mulheres realizaram atividades de casa

Por Da Redação
Às

Mesmo com trabalho, mulheres dedicam 8 horas a mais do que os homens nos afazeres domésticos

Foto: Divulgação | Pixabay

Mesmo com empregos formais, as mulheres dedicam 8 horas a mais do que os homens nos afazeres domésticos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações foram coletadas através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2019.

De acordo com o levantamento, do total de 53,3 horas de jornadas semanais, as mulheres registram 18,5 horas nas atividades de casa e 34,8 horas de emprego. Já os homens, do total de 50,3 horas semanais, 10,4 horas era para afazeres domésticos.

Para a pesquisa, foram classificados como afazeres domésticos atividades como: cozinhar, lavar louça, cuidar da limpeza, realizar reparos em casa, limpar a casa, pagar contas, fazer compras e cuidar dos animais. Os dados mostram que os homens possuem maior participação no pagamento de contas, realização de reparos em casa e compras.

Levanto em conta o percentual, 92,1% das mulheres realizaram atividades domésticas em 2019, contra 78,6% dos homens que tiveram os mesmos afazeres. O IBGE revelou que o percentual dos homens tem aumentado ano após ano. Em comparação com 2018, 78,2% faziam algum tipo de atividade doméstica.

Um outro dado importante da pesquisa foi que as filhas realizam mais atividades dentro de casa do que os filhos/enteados. No total, 84,4% fazem mais afazeres do que 66,5% dos meninos. O percentual aponta uma possível desigualdade de tarefas domésticas designadas para as meninas e os meninos, o que pode contribuir para que a dupla jornada feminina cresça.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário