Meta anuncia supercomputador com capacidade equivalente à 100 mil PCs
Segundo especialistas, equipamento funciona na 'velocidade da luz'

Foto: Divulgação
A Meta, ex-Facebook, anunciou nesta segunda-feira (24) que um novo 'supercomputador' começou a operar neste mês. O equipamento desenvolvido pela empresa poderá alcançar potência equivalente à de 100 mil PCs desktop, quando começar a operar em capacidade máxima.
A companhia defende que o equipamento vai acelerar a pesquisa de inteligência artificial (AI) e ajudar no desenvolvimento de tecnologias para o futuro metaverso. As informações são do Techtudo.
Nomeado oficialmente de AI Research SuperCluster, o equipamento funciona, atualmente, com capacidade equivalente a 30 mil computadores normais. O conglomerado não revelou o investimento ou local do dispositivo, por não se tratar de um produto a ser comercializado.
O RSC, que roda atualmente a 1,895 exaflops de TensorFloat-32 (TF32, deve chegar a 5 exaflops em meados deste ano. “Para dar uma ideia geral de escala, se disséssemos que 1 flop equivale a estar andando, 1 exaflop seria a velocidade da luz”, afirma a Meta.
O equipamento servirá para testar tecnologias de reconhecimento de fala. Segundo a Meta, os projetos executados na máquina devem “fornecer traduções de voz em tempo real para grandes grupos de pessoas, cada uma falando um idioma diferente, para que possam colaborar perfeitamente em um projeto de pesquisa”.