Metade dos brasileiros espera ganhar mais dinheiro em 2021, aponta pesquisa
43% dos entrevistados afirmam ter planos de viagens

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O levantamento do ‘Pulso Expectativa 2022’ apontou que ao menos 50% da população tem expectativa de ganhar mais dinheiro em 2022. Os planos criados com expectativa no fim da pandemia incluem viagens e o retorno da rotina normal.
Para o estudo, foram ouvidas mais de 1.800 pessoas pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, e a Score Group, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.
“A entrada de um novo ano incentiva as pessoas a fazerem o que não fizeram, traçar planos e buscar realizações para as metas pessoais, profissionais e financeiras. Elas tendem a se planejar com otimismo para o futuro. No estudo, notamos que as expectativas de retorno à ‘rotina normal’ predominam, pois os brasileiros desejam o fim da pandemia”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do estudo.
Já ansiosos pelo fim da pandemia, 43% dos entrevistados afirmam que fazem planos de viagem neste ano, sendo que 71% pretendem ir de carro; 43% de avião; 12% de ônibus e 2% de moto. Já entre os destinos preferidos foram citadas praias desertas (51%); sítio/chácara (32%); hotéis fazenda (31%); cidade do interior (30%); resorts all inclusive (29%); trilhas e natureza (26%); praia agitada (21%); parques aquáticos (16%) e metrópole (10%).
Além disso, outros 27% dos brasileiros afirmam desejar voltar à rotina anterior à Covid-19. O encontro com amigos e família para um churrasco é um desejo de 21% dos entrevistados.
Controle de Gastos
Apesar de desejarem ganhar mais dinheiro em 2022, 39% dos brasileiros afirmam que pretendem gastar menos do que no ano anterior; já 25% acreditam que os gastos serão mantidos ou similares aos de 2021; 12% alegam que devem gastar mais. Outros 23% ainda não sabem.
Sobre as contas, 52% dos entrevistados apontam que entraram em 2022 com as contas em dia e 12% afirmam que devem estar com dinheiro sobrando. Já 36% declararam que devem iniciar o ano com dívidas, sendo para 26% deste percentual, valores que ultrapassam os R$ 15 mil.
“Os brasileiros querem equilibrar suas finanças neste ano. Economizar ao máximo, usar cupons de descontos e promoções são hábitos herdados de 2021 e que vão permanecer'', afirma Ligia. “Para 2022, as escolhas sobre os locais de compras tendem a ser as mesmas de 2021. 30% vão comprar tanto em lojas físicas quanto online; enquanto 29% pretendem manter as compras pela internet; e 8% querem comprar mais em lojas físicas”, conclui.


