Meteorito raro de 4 bilhões de anos cai em uma casa na cidade de Gloucestershire, na Inglaterra
O objeto pode até ter ajudado a trazer água para nosso planeta

Foto: Reprodução/ Natural History Museum
No fim de fevereiro, uma rocha espacial rara entrou em na atmosfera da Terra, a meros 48 mil km/h, iluminando o céu do sul da Inglaterra com uma bola de fogo. Alguns pedaços dela caíram na garagem de uma casa de Winchcombe, uma pequena cidade do condado de Gloucestershire. O meteoroide, formado há mais de 4 bilhões de anos, pode até ter ajudado a trazer água para nosso planeta. Ele contém uma combinação extremamente rara de materiais, com teor elevado de carbono.
Cientistas analisaram os fragmentos e tiveram uma surpresa: são os primeiros meteoritos do tipo condrito carbonáceo já encontrados no país. Rochas espaciais dessa classificação são especialmente importantes pois remontam à formação do Sistema Solar, da Terra e da vida.
No Twiter, a "lenta" passagem do meteoro, também foi registrada por câmeras astronômicas e de segurança.
Fantastic footage of last night's #fireball from Ben Stanley's https://t.co/eAMviWBAAV / https://t.co/1wOo3FHJ2u meteor camera in Nuneaton. (People, buy this camera!) The fireball may have dropped meteorites in Gloucestershire. @amsmeteors @UKMeteorNetwork @trilby pic.twitter.com/Q8XqkeopDC
— SCAMP - a component of the FRIPON network (@SCAMP_Meteors) March 1, 2021
Há cerca de 65 mil meteoritos conhecidos no mundo todo, e apenas 51 deles são condritos carbonáceos como este.