• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Militares da tropa de elite que matou Bin Laden desaparecem em missão contra houthis

Militares da tropa de elite que matou Bin Laden desaparecem em missão contra houthis

Desaparecimento aconteceu durante uma ação de embarque de navios próximo a Somália

Por Da Redação
Ás

Militares da tropa de elite que matou Bin Laden desaparecem em missão contra houthis

Foto: Pixabay

Dois militares da tropa de elite da Marinha dos Estados Unidos (SEALs, na sigla em inglês), desapareceram no mar durante uma operação contra o grupo rebelde Huthi. O grupo foi responsável pela operação que matou o terrorista Osama Bin Laden em 2011.

O desaparecimento ocorreu no dia 11 de janeiro durante uma ação de embarque de navios próximo à Somália, que já havia dado errado na semana passada, e tinha o objetivo de buscar armas iranianas destinadas aos Huthis no Iêmen para a realização de ataques no Mar Vermelho, segundo duas autoridades dos EUA.

O grupo se preparava para embarcar em um navio no Golfo de Áden, e no momento o mar estava bastante agitado. Um dos militares acabou escorregado de uma escada, e o outro mergulhou ao ver o companheiro na água para ajudá-lo. Não está claro se outros militares embarcaram com sucesso no navio e, em caso afirmativo, se alguma arma de fabricação iraniana foi localizada.

Esse tipo de operação costuma acontecer com a interdição de embarcações suspeitas ou inimigas para abordagem, busca e apreensão. São consideradas uma das missões mais difíceis e perigosas no meio militar e costumam ser feitas por tropas com treinamento especial. 

De acordo com as autoridades, há esperança de que os dois militares de elite estejam vivos. Perguntado sobre a operação em um programa televisivo, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, afirmou que se tratava de uma ação contínua dos militares americanos na região para interromper o envio de armas do Irã para o Iêmen, onde o grupo Huthi, apoiado por Teerã, governa em parte do país Kirby. 

O porta-voz também distinguiu a operação dos ataques aéreos comandados pelos EUA contra as instalações Huthis no mesmo dia. Os ataques aéreos americanos e britânicos no Iêmen visaram várias estações de radar, locais de lançamento de mísseis e instalações de armazenamento usadas para realizar os ataques no Mar Vermelho. 

O pentágono afirmou que o grupo deve continuar sendo uma ameaça na região.  O governo norte-americano também não negou a possibilidade de uma futura ação militar no país, mas tem procurado agir com cuidado para evitar que a violência escale e envolva todo o Oriente Médio em guerra.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário