Ministério da Economia aposta em menor queda do PIB projetada em 4,5%

Projeção anterior para este ano era de 4,7%

Por Da Redação
Às

Ministério da Economia aposta em menor queda do PIB projetada em 4,5%

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Economia vê sinais de melhora econômica robusta do Brasil mesmo durante a pandemia de Covid-19 e, por causa disso, reduziu de 4,7% para 4,5% a previsão de queda do PIB (Produto Interno Bruno) em 2020. A informação consta no Boletim Macrofiscal da SPE (Secretaria de Política Econômica), divulgado nesta terça-feira (17). De acordo com a pasta, o Brasil apresenta recuperação econômica significativa desde o terceiro trimestre do ano.  

Segundo o documento do ministério, a recuperação se dá em "V", usando uma expressão bastante utilizada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. "Os indicadores coincidentes de atividade indicam que o  PIB continua expandindo no início do quarto trimestre", afirmou o documento. Ainda de acordo com o ministério, "indicadores coincidentes tempestivos" sugerem que a economia global não só está crescendo, mas também acelerando.  

No boletim, ao comentar que o setor de serviços aquece à medida que se reduzem os casos de infecções pelo novo coronavírus, a secretaria vê como uma possibilidade mínima a segunda onda de Covid-19. "No entanto, semelhante ao ambiente internacional, ressalta-se que a possibilidade, ainda que muito pequena, de uma nova onda traz ainda incerteza ao ambiente econômico. Entretanto, até o momento, não há sinais de elevação de casos no Brasil. Pelo contrário, observa-se uma redução da média nacional nos últimos meses."

O boletim também mostra uma projeção de taxa de inflação maior para 2020. De acordo com o SPE, o país deve registrar 3,13% no aumento médio de preços, medido por meio da variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Na avaliação anterior, esperava-se 1,83% de inflação neste ano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário