Ministério da Economia eleva projeção do PIB em 2022 de 2% para 2,7%
Para a inflação medida pelo IPCA, previsão caiu para 6,3% neste ano

Foto: Agência Brasil
Dados da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, divulgados na manhã desta quinta-feira (15), mostram que houve uma elevação na projeção do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 de 2% para 2,7%. Esse é o segundo aumento consecutivo do indicador.
Segundo a pasta, a elevação é explicada “pelo resultado acima do projetado para a atividade do 2 trimestre de 2022 e indicadores positivos que começaram a ser divulgados para o segundo semestre deste ano”. Para 2023, a estimativa para o PIB foi mantida em 2,5%. A expectativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para o ano foi reduzida para 6,3%.
No último boletim, a projeção de inflação em 2022 era de 7,2%. Para 2023, o patamar foi mantido em 4,5%. Os valores ainda estão acima do teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). De acordo com a Secretaria, a continuidade do crescimento da atividade ao longo deste segundo semestre é esperada. No início do mês, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram um desempenho positivo da economia brasileira no segundo trimestre, com alta de 1,2% no PIB do período, em comparação com os três primeiros meses do ano.