Ministério da Justiça mira grupo que rouba dados e extorque brasileiros na internet
Operação conta com polícias Civil do DF, de SP e da Bahia cumpre dez mandados

Foto: Ministérios da Justiça e Segurança Pública
Uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça, iniciada na madrugada desta quinta-feira (28), com objetivo de prender integrantes de um grupo por extorsão na internet.
São cumpridos cinco mandados de prisão e outros cinco de busca e apreensão na Bahia e em São Paulo.
A investigação do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJ, juntamente com a Polícia Civil do Distrito Federal, identificou uma organização criminosa que atuava extorquindo pessoas por meio de acesso a dados vazados na internet.
De acordo com a apuração, os suspeitos tinham acesso ao sistema da Polícia Civil do DF e se utilizavam disso para ameaçar as vítimas, além de seus familiares. No curso das conversas, os criminosos exigiam sucessivas transferências via PIX em troca de deixar a situação de lado.
Durante as investigações, foi constatado que os indivíduos operavam dos municípios Feira de Santana (BA), Salvador (BA), Pirituba (SP) e São Paulo (SP) e possuem relação com facções criminosas nesses estados.
O grupo é acusado por organização criminosa, extorsão com aumento de pena em decorrência da participação de duas ou mais pessoas e invasão de dispositivo informático com aumento de pena em decorrência de obtenção de informações sigilosas.
O nome da operação é Cyber Shield e faz alusão à segurança cibernética. A expressão sugere a ideia de uma “barreira” ou “escudo” no mundo virtual, indicando um esforço para proteger sistemas, redes e dados contra ameaças cibernéticas.