Ministério da Saúde anuncia volta do sistema ConnectSUS após ataque hacker
Segundo a pasta, apagão não prejudicou acompanhamento de dados da pandemia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde afirmou, nesta segunda-feira (10), que o sistema de dados da pasta, o ConnectSUS, foi totalmente restabelecido na última sexta-feira (7), após mais de um mês com instabilidade, depois do ataque hacker.
O site é responsável por emitir o certificado de vacinados e armazenar dados do DataSUS, com informações de números sobre a pandemia da Covid-19.
Conforme a nota divulgada, o apagão não prejudicou o acompanhamento da pandemia no país e nem interferiu no monitoramento genômico da Covid-19.
Confira a nota na íntegra
“O Ministério da Saúde informa que a integração entre os sistemas locais e a rede nacional de dados foi restabelecida na última 6ª feira (7). Desde então, as informações inseridas pelos estados e municípios nos sistemas estão retornando gradualmente às plataformas nacionais, possibilitando que os dados de saúde possam ser acessados por todos os usuários.
A pasta esclarece também que, ao contrário do que alguns veículos de imprensa vêm repercutindo erroneamente, a instabilidade nos sistemas da pasta não interferiu na vigilância epidemiológica de síndromes agudas respiratórias, incluindo a Covid-19. A pasta continua realizando o monitoramento no Brasil para tomada de decisões frente ao atual cenário."


