Ministério da Saúde assina compra de 54 milhões de doses da Coronavac
O acordo de compra foi assinado pelo secretário executivo da pasta, Élcio Franco

Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (12) a compra do segundo lote de 54 milhões de doses do Coronavac, vacina contra o novo coronavírus que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O acordo de compra foi assinado pelo secretário executivo da pasta, Élcio Franco.
Os imunizantes ainda estão sendo produzidos. Vale lembrar que o primeiro lote, com 46 milhões de doses, não foi entregue. Para recompensar, segundo o CNN, o governo federal pretende comprar outras três marcas de vacina.
De acordo com fontes da pasta, a indiana Covaxin se comprometeu com a venda de 20 milhões de doses, que seriam entregues, em 70 dias. A Gamaleia com outros 10 milhões de doses, para envio em 90 dias ao Brasil.
Já a União Química, que produz a Sputinik e tem laboratório no Brasil, conseguiria fornecer 8 milhões de doses mensais ao ministério da Saúde. Mesmo com o interesse a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa liberar o imunizante.
Até o momento estão liberados o uso emergencial, em caráter experimental, da CoronaVac e o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. O número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no Brasil chegou a 4.584.338 desde o primeiro dia de vacinação, no dia 17 de janeiro, até a ultima quinta-feira (11), de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde.