Ministério da Saúde envia à Anvisa novo pedido de importação da Covaxin
Ministério protocolou pedido referente a 20 milhões de doses, o segundo feito pela pasta

Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde protocolou nesta segunda-feira (24) um novo pedido de importação de 20 milhões de doses da vacina Covaxin contra a covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido na manhã desta terça (25).
No dia 31 de março a Anvisa já havia negado uma solicitação. No dia 30 de março, a Agência também negou o Certificado de Boas Práticas de Fabricação para o laboratório indiano Bharat Biotech, que desenvolveu a Covaxin. O documento é um dos requisitos para obtenção de registro ou autorização emergencial de uso para imunizantes no Brasil.
Segundo a Anvisa, desde então, o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, que negocia a vacina no país, "seguiram em tratativas com a agência a fim de adequar os aspectos que motivaram o indeferimento".
No dia 13 de maio, a agência autorizou testes de fase 3 da Covaxin no Brasil. Esta é a última etapa antes de ter o uso aprovado. Ao todo, 4.500 adultos serão voluntários nos testes que analisarão a eficácia e a segurança do imunizante contra a Covid-19.
Segundo a fabricante, há proteção de 78% contra casos leves a moderados e de 70% em relação a assintomáticos. A vacina seria totalmente eficaz contra a forma grave da infecção. Além disso, imunizaria contra a maioria das variantes do novo coronavírus. Os resultados foram divulgados em abril, com base em estudo na Índia.


