• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde estima que mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com doença renal crônica

Ministério da Saúde estima que mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com doença renal crônica

Segundo a OMS, a taxa de mortalidade por doença renal crônica aumenta a cada ano devido o desconhecimento da população

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde estima que mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com doença renal crônica

Foto: Reprodução

A crescente incidência de doenças renais no mundo desperta preocupação porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de mortalidade por doença renal crônica (DRC) aumenta a cada ano devido o desconhecimento da população. A estimativa do Ministério da Saúde é de que mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença.  

A DRC ocorre quando os rins estão há mais de 90 dias com algum comprometimento de suas funções. Esse comprometimento pode ser avaliado por meio do exame laboratorial de dosagem de creatinina ou exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética.

Segundo Pedro Mendes, nefrologista do Hospital Brasília, doenças como diabete, hipertensão e obesidade prejudicam o funcionamento dos rins, podendo ocasionar uma Doença Renal Crônica. 

"A principal recomendação para prevenir doença renal crônica é a realização de exames, sobretudo para quem tem doenças associadas, como diabete e hipertensão, quem possui histórico familiar dessa enfermidade ou ainda quem tem diagnóstico de alteração renal", indica o especialista. "Outras formas de prevenção são praticar atividade física, evitar o excesso de peso, evitar o consumo de alimentos ricos em sódio e não exagerar no uso de remédios anti-inflamatórios", completa.
 
Segundo o especialista Pedro Mendes, muitas vezes, a DRC não manifesta sintomas até ocorrer um comprometimento grave dos rins, o especialista explica que o tratamento é determinado pelo estágio da enfermidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário