Ministério da Saúde prepara novo plano para fazer testagem em massa
Estratégia inclui examinar pessoas com alto risco de exposição à Covid-19, como profissionais de saúde e de segurança pública

Foto: Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (21) que prepara um novo plano de testagem em massa. Segundo a pasta, o objetivo é distribuir de 20 a 26 milhões de testes de antígeno por mês para estados e municípios. Este teste detecta determinadas proteínas do vírus e possui sensibilidade pouco menor do que o RT-PCR. A vantagem é que o resultado sai muito mais rápido, em média em até 20 minutos. A estratégia inclui fazer uma busca ativa e testar semanalmente profissionais com alto risco de exposição ao coronavírus, como enfermeiros, policiais, professores, e outros.
Segundo prévia do plano apresentado à imprensa, a estratégia é focada em três eixos: 1) o primeiro é ampla testagem para casos sintomáticos em pontos de atenção à saúde; 2) a busca ativa em casos assintomáticos, pré-sintomáticos ou suspeitos devido à exposição e 3) testagem de amostra da população para monitorar a transmissão do vírus ao longo do tempo.
Segundo o secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Otávio Cruz, a meta é que o público da testagem por busca ativa, seja testado uma vez por semana ou a cada 72 horas em caso de agravamento da pandemia.


