Ministério da Saúde zera estoque nacional de cloroquina
Os medicamentos doados pelos EUA já estão sendo distribuídos

Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira (3), que acabou o estoque de cloroquina. Segundo o ministério, já foram distribuídas 5,6 milhões de unidades do medicamento. As informações são do Correio Braziliense.
“Como foi demonstrado nosso estoque de cloroquina está zerado e nós estamos distribuindo, mediante demanda, hidroxicloroquina que nos foi doada pelos Estados Unidos”, relatou o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, ao afirmar que ao receber os medicamentos ainda teria que fazer o fracionamento.
O procedimento é para separar a hidroxicloroquina, já que são doados em frascos com 500 e 100 comprimidos. Além disso, durante a coletiva, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto ressaltou a existência de evidências científicas que apontam que a hidroxicloroquina é eficaz em relação ao tratamento da covid-19.
“O fato é que, hoje em dia, temos evidências do nível 2-A sobre hidroxicloroquina, o regime terapêutico que está incluído na nota informativa. O que se tem hoje de evidência é que essa medicação (hidroxicloroquina), que consta na nota informativa, diminui o risco da pessoa ser hospitalizada, ir para tubo, e diminui risco da pessoa morrer por causa de covid. Isso, cientificamente, é mais que verificado em vários níveis de evidência”, disse.