• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério de Minas e Energia aumenta para 80% fornecimento de energia no Amapá

Ministério de Minas e Energia aumenta para 80% fornecimento de energia no Amapá

Órgão anunciou que mais 25 megawatts são fornecidos por usina hidrelétrica no estado

Por Da Redação
Ás

Ministério de Minas e Energia aumenta para  80% fornecimento de energia no Amapá

Foto: Divulgação

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou nesta quarta-feira (11), que aumentou o fornecimento de energia para 80% do Amapá. A medida foi possível após entrar em operação uma unidade geradora na Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes que fica em Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá.  

No dia 3 de novembro, durante uma tempestade em Macapá, um raio causou uma explosão, seguida de incêndio, que atingiu a principal subestação do estado. O ocorrido causou o corte no fornecimento para 90% da população amapaense (cerca de 765 mil pessoas). Com a falta de eletricidade, houve problemas no fornecimento de água potável e nas telecomunicações, além de filas nos postos de combustíveis e prejuízos ao comércio.

De acordo com o MME, a Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes gera mais 25 megawatts, o que permitiu levar energia a mais 10% do estado. O ministro Bento Albuquerque anunciou nesta quarta (11), que o fornecimento chegaria a todo o Amapá até o fim desta semana. Uma decisão judicial determinou que a responsável pela transmissão da eletricidade tem até quinta-feira (12), para viabilizar a “completa solução” do apagão.

Através do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o MME apura as causas do apagão. Também há investigações abertas na Polícia Civil, na Polícia Federal e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No último  sábado (7), o governo federal, em conjunto com outros órgãos, conseguiu ativar o terceiro transformador, o que permitiu retomar o fornecimento de energia de maneira gradual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário