• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ministério Público recomenda que universidades estaduais baianas cumpram sistema de cotas em concursos para professores

Ministério Público recomenda que universidades estaduais baianas cumpram sistema de cotas em concursos para professores

Sistema de concurso não tem contemplado vagas para cotas

Por Da Redação
Às

Ministério Público recomenda que universidades estaduais baianas cumpram sistema de cotas em concursos para professores

Foto: MP/BA

O Ministério Publico estadual recomendou que as Universidades do Estado da Bahia (Uneb), estaduais de Feira de Santana (Uesf), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc), cumpram corretamente o sistema de cotas nos concursos para professores. De acordo com o órgão, as instituições precisão respeitar a determinação legal de reserva de 30% da totalidade de vagas para candidatas e candidatos negras e negros.

A promotora de Justiça, Lívia Vaz, recomenda que nos editais de concurso para professores das universidades seja previsto, expressamente, o quantitativo total de vagas para cada cargo. Segundo ela, as universidades estaduais da Bahia têm adotado uma sistemática de seleção de modo departamentalizado, fracionando as vagas por departamento, o que vem ocasionando uma “restrição indevida no número de vagas reservadas a candidatas e candidatos da população negra".

A promotora ressalta que a prática viola o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, de 2014, que determina que a reserva de vagas para a população negra nos concursos públicos e processos seletivos para provimento de pessoal no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta Estadual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário