/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Ministro da Economia diz que recuo na economia será menor que o esperado

Notícias
Economia

Ministro da Economia diz que recuo na economia será menor que o esperado

Segundo Guedes, a atividade econômica está em recuperação

Por Da Redação
Ministro da Economia diz que recuo na economia será menor que o esperado
Foto: Alan Santos/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (19), em vídeo gravado e transmitido em reunião virtual da Cúpula da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, que a economia brasileira está em recuperação e o recuo do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano será menor do que o esperado. “A previsão inicial do FMI [Fundo Monetário Internacional] e outras instituições financeiras era que o PIB brasileiro cairia quase 10%, ou mais e nós revisamos para 5% a 5,5%, metade da estimativa inicial. Mas pensamos que vai ser muito menos do que isso: 4% de queda”, afirmou o ministro.

Nesta segunda, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, também disse que espera por uma queda menor da economia brasileira neste ano, ao participar de uma conferência organizada pelo Milken Institute. Ele disse que o recuo deve ficar em torno de 4,5%, em 2020.

De acordo com a última estimativa divulgada pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, em setembro deste ano, a projeção para a queda da economia seria em 4,7%. A última estimativa do BC, também divulgada em setembro, previa queda do PIB de 5%, neste ano. Em pesquisa do BC ao mercado financeiro divulgada nesta segunda (19), a previsão de bancos é que ao PIB terá retração de 5% em 2020.

Investimentos

O ministro afirmou ainda que é preciso transformar “a onda de consumo” estimulada pelo auxílio emergencial, que sustentou as pessoas mais vulneráveis na crise gerada pela pandemia da Covid-19, em um “bom de investimentos”.

De acordo com Guedes, o governo manterá a agenda de reformas e quer abrir a fronteira de investimentos, com mudanças em marcos regulatórios, mais concessões e privatizações. Ele citou a aprovação do marco do saneamento pelo Congresso Nacional e lembrou de outras propostas como do gás natural.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102