Ministro da Justiça pede à PF abertura de inquérito para investigar Istoé por comparação de Bolsonaro a Hitler
Anderson Torres afirma ter sido feito crime a honra

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu na última quinta-feira (21), que a Polícia Federal abra um inquérito para apurar a comparação feita pela Revista Istoé do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao ditador nazista Adolf Hitler. De acordo com ele, um possível crime contra a honra teria sido feito.
"Com meus cumprimentos, reporte-me à Representação s/nº (16153663), de 18 de outubro de 2021, por meio da qual o Senhor Presidente da República encaminha a reportagem veiculada na Revista "Isto É", e solicita a apuração de possível crime contra a honra. Nesse contexto, solicito à Polícia Federal a adoção de providências para a abertura de inquérito policial com vistas à imediata apuração dos fatos relatados, sem prejuízo de outros eventualmente caracterizados", afirmou Torres em ofício enviado à PF.
Por meio das redes sociais, o ministro reiterou a solicitação.
"Ainda ontem (20), à noite, encaminhei documento à Polícia Federal, solicitando abertura de inquérito policial para apuração imediata de possível crime contra a honra do presidente Jair Bolsonaro, cometido pela revista Istoé, em sua última edição", publicou.
Ainda ontem (20), à noite, encaminhei documento à @policiafederal , solicitando abertura de inquérito policial para apuração imediata de possível crime contra a honra do presidente @jairbolsonaro , cometido pela revista @RevistaISTOE , em sua última edição. pic.twitter.com/B9OFKpNn2J
— Anderson Torres (@andersongtorres) October 21, 2021
Na capa desta semana da Revista Istoé, nomeada de "As práticas abomináveis do mercador da morte", o chefe do Executivo aparece com um escrito "genocida" no local do bigode, relacionando ao usado pelo ditador. Na matéria, a revista detalha os pedidos de indiciamento do presidente pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que constam no relatório do relator Renan Calheiros (MBL-AL).