Ministro da Saúde defende que população mantenha o uso de máscara e o distanciamento social

Pazuello reafirma que vacinação deve começar ainda em janeiro, mas não informa data

[Ministro da Saúde defende que população mantenha o uso de máscara e o distanciamento social]

FOTO: Reprodução/ Agência Brasil

Nesta quarta-feira (13), o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, defendeu a importância das recomendações das autoridades de saúde como forma de tentar conter o aumento do número de casos do coronavírus (covid-19). Pazuello ressaltou que a população deverá manter os cuidados que já vêm sendo recomendados, como o uso de máscara, o distanciamento social e a atenção à higiene das mãos e de objetos, mesmo após o início da vacinação.

Segundo o ministro, que esteve em Manaus, “todo mundo deve estar focado em salvar vidas. Cada um no seu papel. Se o papel da pessoa é se prevenir para não ficar doente, tomar seus cuidados, manter o afastamento social, este é o papel dela”. 

Pazuello foi à Manaus para apresentar um balanço das ações dos governos federal e estadual para tentar controlar a disseminação do coronavírus no estado.

Ao afirmar que todos têm que colaborar para que o país consiga superar a doença, o ministro disse que "temos que nos cuidar. Temos que seguir as orientações dos gestores. Não adianta lutar contra isto. O papel das equipes de mídia é informar, manter a população a par do que está acontecendo para que ela fique calma e confie em quem está trabalhando. O dos empresários é manter suas estruturas funcionando para preservar os empregos das pessoas, mas com a devida prevenção e cuidados médicos”.

Sem informar data, o ministro reafirmou que a população brasileira começará a ser vacinada ainda este mês. E que as vacinas cuja segurança e eficácia forem comprovadas serão distribuídas para todo o país ao mesmo tempo, de acordo com a proporção populacional dos grupos considerados prioritários. “Vamos vacinar em janeiro. A vacina induz à produção de anticorpos, mas isto não acontece no dia seguinte. A literatura [médica] fala em 30 a 60 dias. Não é tomar a vacina no dia 20 e, no dia 22 estar na rua fazendo festa”. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!