Ministro das Relações Exteriores da Rússia acusa EUA e Otan de participação direta na guerra a favor da Ucrânia
Lavrov também negou ter feito pedido para encerrar conflito

Foto: Divulgação/Governo da Rússia
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou os Estados Unidos e seus aliados da aliança militar intergovernamental Otan de ter participação direta na guerra da Ucrânia, ao fornecer armamentos e treinar soldados do país comandado por Volodymyr Zelensky.
"Vocês não deveriam dizer que os EUA e a Otan não estão participando desta guerra, porque estão se envolvendo diretamente nisso. E não apenas fornecendo armas, mas também treinando pessoal. Está treinando os militares (ucranianos) em seu território, nos territórios do Reino Unido, Alemanha, Itália e outros países", disse Lavrov a repórteres ocidentais, nesta quinta-feira (1°), durante uma coletiva de imprensa virtual .
De acordo com o chanceler russo, Moscou sempre esteve aberta a negociações para chegar ao fim do conflito, mas nunca chegou a fazer nenhum pedido neste sentido à Ucrânia ou a qualquer outra nação. "Nunca pedimos conversas, mas sempre dissemos que estamos prontos para ouvir aqueles que estão interessados em um acordo negociado", disse ele.