• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Ministro de Minas e Energia descarta impor corte na produção de petróleo no Brasil

Ministro de Minas e Energia descarta impor corte na produção de petróleo no Brasil

País não tem como assumir esse compromisso, diz Bento Albuquerque

Por Da Redação
Às

Ministro de Minas e Energia descarta impor corte na produção de petróleo no Brasil

Foto: Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou impor um corte na produção de petróleo no Brasil. Nessa quinta-feira (9), a Arábia Saudita e Rússia concordaram em reduzir a produção em parceria com outros membros da aliança Opep+ com o objetivo de poupar o mercado de um colapso causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Albuquerque afirmou que o Brasil a produção está nas mãos das empresas. Mesmo com a estatal da Petrobras tendo capital aberta, o governo não tem interferência na companhia. "O Brasil não tem como assumir nenhum tipo de compromisso nesse sentido por questões legais", disse Albuquerque, em entrevista ao GLOBO, e acrescentou: "Apesar de o país ser um dos dez maiores produtores de petróleo do mundo, toda a nossa atividade de produção está na mão de empresas".

Segundo fontes, o governo brasileiro estava sendo pressionado a participar do acordo feito pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para cortar a produção global de petróleo, e fazer com que o preço do produto seja elevado em todo o mundo.

Bento Albuquerque lembra que, no Brasil, a Petrobras já reduziu em 200 mil barris sua produção diária de petróleo. "Antes havia um mercado de petróleo dependente de como a economia no mundo transcorria, agora tem uma economia mundial em retração, o que leva a um excesso de oferta no mercado, tanto que a Petrobras já reduziu sua produção em 200 mil barris diários, porque ela não tem onde estocar petróleo e não tem demanda externa para compra do excedente. Ela reduziu naturalmente, na linha do que os maiores produtores estão fazendo", explicou o ministro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário