Ministro do Meio Ambiente diz que seca e calor ampliam queimadas
Ricardo Salles sobrevoou áreas atingidas pelas chamas em Mato Grosso

Foto: Agência Brasil
Após participar da Semana do Clima em Salvador, o ministro do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Salles, sobrevoou nesta quarta-feira (21) à tarde algumas regiões de Mato Grosso para acompanhar o combate a queimadas no estado.
Segundo o ministro, a maior parte dos focos de incêndio está localizada na área urbana. Salles destacou que, dos 10 mil hectares de área que foram queimados, cerca de 3 mil estão localizados na Chapada dos Guimarães.
Salles destacou que o que ele verificou foi que a maior parte dos focos de incêndio é proposital, em áreas de concentração de lixo, o que é “muito ruim”. “A maior concentração de focos aqui na região está em perímetro urbano, (...) razão pela qual essa concentração de fumaça na cidade.”
Apenas na Chapada dos Guimarães, segundo o ministro, atuam 69 brigadistas do Ibama e mais de 20 membros do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso. O fogo teria se proliferado muito rapidamente, em apenas um dia, em razão do calor, da baixa umidade e do vento forte, de acordo com o ministro.