Ministro do STF, Flávio Dino recebe título de cidadão baiano: “me sinto em casa”
Assembleia Legislativa da Bahia homenageia o magistrado em reconhecimento à atuação em defesa da democracia

Foto: Farol da Bahia
Ao som dos tambores do Olodum, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, recebeu o título de cidadão baiano pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta sexta-feira (22).
A homenagem foi realizada no Hotel Deville Prime, em Salvador, após Dino ministrar uma palestra sobre responsabilidade fiscal e orçamento público, na 3ª edição do Seminário Internacional de Controle Externo, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).
Em entrevista coletiva, o magistrado disse estar feliz com a homenagem e exaltou a Bahia ao citar marcadores importantes da história brasileira sediados no estado.
“Sei que não é um pedaço de papel para colocar na parede, é realmente um sentimento. A Bahia tem Gilberto Gil, Caetano Veloso, 2 de Julho, Revolta dos Alfaiates, dos Malês, por isso mesmo ao receber esse título eu me sinto mais incorporado ainda como brasileiro, pelas páginas que foram aqui escritas e continuam a ser. Eu me sinto realmente em casa”, declarou.
O evento contou a presença de diversas personalidades políticas, como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário da Segurança Pública Presidente do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública, Felipe Freitas, o presidente do TCE, Marcus Presidio e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB).
A proposta de conceder a honraria ao ministro foi apresentada pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), em 2023, e aprovada por unanimidade na Casa. À época, Dino era ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT).
Durante discurso, a deputada destacou a natureza humanista do ministro e a atuação nos processos referentes ao 8 de Janeiro. Fabíola presenteou Dino com camisas do Bahia e Vitória, principais clubes do estado.
“O senhor com certeza é um humanista que nos inspira. Ao conceder-lhe com muita honra o título da terra mãe da liberdade, destaco o Hino ao 2 de Julho: ‘com tiranos não combinam brasileiros corações’, isso é a sua cara. Receba essa honraria como símbolo da gratidão”, disse Fabíola.
A presidente da ALBA, Ivana Bastos, afirmou que Dino “estreou como filho da Bahia” e ressaltou o trabalho do ministro em defesa pela democracia.
“Temos um ditado de que na Bahia a gente não nasce, a gente estreia. E hoje o senhor estreiou. Hoje acolhemos como filho um homem que nos dias mais difíceis da democracia deu a voz e a lei contra a barbárie. Flávio Dino não chega como hóspede, mas como filho dessa terra”.
Natural do Maranhão, Dino não é o único integrante da Corte que tem o título: os ministros Dias Toffoli (SP), Luís Roberto Barroso (RJ) e Luiz Fux (RJ) também foram contemplados nos últimos três anos.
Além dos cargos como ministro, o magistrado já foi governador do Maranhão por dois mandatos (2014-2018 e 2018-2022) e eleito senador nas eleições de 2022.
Veja vídeo: