Ministro dos Direitos Humanos é acusado de assediar mulheres
Denúncias foram feitas à organização Me Too Brasil e inclui suposto assédio à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi denunciado por supostos episódios de assédio sexual contra mulheres. As denúncias foram feitas à organização Me Too Brasil, instituição que acolhe vítimas de violência sexual. O Me Too alega ter recebido denúncias de mais de uma mulher, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A organização afirmou que as informações foram apuradas com 14 pessoas, entre ministros, assessores do governo e amigos de Anielle Franco. Os episódios incluem toque nas pernas, beijos ao cumprimentá-la e expressões de cunho sexual. Os assédios teriam ocorrido em 2023.
O Me Too não divulgou os nomes das mulheres que fizeram as denúncias, não confirmando se a ministra teria denunciado Silvio Almeida. Anielle não se pronunciou sobre o caso. A instituição reforçou que não compartilha informações da vítima sem consentimento.
Confira a nota do Me Too Brasil na íntegra:
“A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio sexual contra o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Elas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico.
Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional para a validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa.
Vítimas de violência sexual, especialmente quando os agressores são figuras poderosas ou influentes, frequentemente enfrentam obstáculos para obter apoio e ter suas vozes ouvidas. Devido a isso, o Me Too Brasil desempenha um papel crucial ao oferecer suporte incondicional às vítimas, mesmo que isso envolva enfrentar grandes forças e influências associadas ao poder do acusado.