Ministro dos Transportes afirma que fim da obrigatoriedade de autoescolas deve valer ainda em 2025
Renan Filho explicou que mudança será feita por resolução, sem necessidade de aprovação do Congresso

Foto: Reprodução
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a proposta do governo federal para retirar a obrigatoriedade das autoescolas na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve entrar em vigor ainda em 2025. A informação foi dada durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quarta-feira (29).
Segundo Renan, a mudança será implementada por meio de uma resolução, sem necessidade de tramitação no Congresso Nacional. “Se o projeto fosse para o Congresso Nacional, as pessoas ficam achando que demora e tem muita gente esperando para tirar essa carteira [...] Se demorar muito, as pessoas perdem a confiança no processo. É uma resolução, não é a lei que obriga o cidadão a seguir esse caminho”, declarou.
O ministro também afirmou que o Legislativo poderá contribuir com o debate, mas ressaltou que a proposta busca reduzir custos para os cidadãos. Ele disse que “as pessoas não querem” que o Congresso torne o processo mais caro, o que, segundo ele, iria contra os princípios defendidos pelo governo.
Renan Filho lembrou ainda que o prazo para envio de contribuições da sociedade sobre o tema segue aberto até domingo (2).


