Ministros do governo Lula são ouvidos na Câmara dos Deputados, em meio à crise no INSS
Ministros devem prestar esclarecimentos em diferentes comissões

Foto: Agência Brasil
O Congresso Nacional se prepara para uma semana de intensa atividade política com foco em integrantes do primeiro escalão do governo federal. Quatro ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem comparecer a comissões da Câmara dos Deputados nos próximos dias, em meio ao desgaste provocado pelas denúncias de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi convocado para audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden), marcada para terça-feira (6). Como trata-se de uma convocação, a presença é obrigatória. Ele deverá prestar esclarecimentos sobre a concessão de asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por corrupção no caso Odebrecht. O pedido foi assinado por deputados da base opositora, como Carla Zambelli (PL-SP), Marco Feliciano (PL-SP) e Evair de Melo (PP-ES).
Também convocada, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deverá comparecer à Comissão de Agricultura na quarta-feira (7), onde será questionada sobre os impactos ambientais da construção de uma nova rodovia em Belém (PA), que faz parte dos preparativos para a COP30. Parlamentares oposicionistas ainda pretendem abordar sua participação no Acampamento Terra Livre, evento indígena que teve confrontos com a polícia em Brasília no mês passado.
Já os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Marinho (Trabalho) foram convidados — e não convocados — para prestar esclarecimentos em colegiados. Teixeira falará sobre questões agrárias, enquanto Marinho deve abordar o planejamento de sua pasta para 2025, além de políticas públicas ligadas ao mundo do trabalho.
Leia também: Aliado histórico do PT, PDT ameaça deixar base do governo após saída de Lupi