Miss India e a polêmica:  “O que está errado nesta fotografia?"

Seguidor do Twitter, referindo-se ao concurso de beleza para eleger a Miss Índia e obsessão do pais por pessoas de pele clara.

[Miss India e a polêmica:  “O que está errado nesta fotografia?

FOTO: Instagram

Com a pergunta : "Quem vai ser coroada Miss Índia este ano?", trinta mulheres ocupam uma página do jornal Times of India e levantam sérias questões sobre cor de pele.

A compilação dos retratos das finalistas do concurso Miss Índia talvez não tivesse ganho proporções globais,  não estivéssemos em 2019 e as redes sociais, sobretudo o Twitter, não dessem visibilidade ao que poderia, em outros tempos, ter passado despercebido.

"O que há de errado nesta fotografia?", questionou um seguidor, diante a evidência de trinta mulheres indianas, todas com a pele muito clara.

"Estas são pessoas diferentes", "Foram todas à mesma clínica", "Estou aqui pelas piadas Miss India So White", ou "Parece o lote 17383 da fábrica de clones" são alguns dos comentários dos internautas ao post

Anshika Singh, que participou na última edição do concurso, compartilhou sua experiência: "Eu fui uma das finalistas no ano passado mas quem ganhou, foi a mais clara. É assim que funciona, lol", descreveu.

O que diz a organização.

A organização do concurso Miss Índia respondeu aos comentários, afirmando que a obsessão com a pele clara no concurso não existe: "A Índia é um país multicultural e multiracial cuja constituição não diferencia ninguém na base da cor, casta ou credo. No concurso de beleza não é diferente. Aliás, o concurso é até o mais inclusivo possível e o processo de seleção é diversificado para incluir pessoas de todas as partes do país".

No entanto, os resultados do concurso mostram outra realidade quando se vê que: as 30 finalistas, tem o mesmo tom de pele claro.

A controvérsia em torno da fotografia do concurso traz à tona um problema sensível que continua a pairar sobre a sociedade indiana. A obsessão pelo tom de pele claro é uma questão que tem sido debatida há várias décadas na Índia, com a popularidade de procedimentos estéticos de "skin lightening" (tratamentos para deixar a pele mais clara), bem como de produtos de beleza para branquear a pele. Estes últimos são, na sua generalidade, apresentados em comerciais por nomes conhecidos da indústria de Bollywood - como Priyanka Chopra, que, curiosamente, viu a sua carreira ser lançada graças a este concurso de Beleza.
"A cor da pele do indiano não é esta" afirma a ex miss Anshika Singh . "É uma vergonha o que estão fazendo com a nossa raça"
 


Notícia Anterior
Make multifunção
Próxima Notícia
Lisos Forever

Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!