Monte Santo, na Bahia, é a primeira cidade no Brasil a ter monumentos escaneados por laser

Tecnologia visa preservar a parte histórica do lugar

[Monte Santo, na Bahia, é a primeira cidade no Brasil a ter monumentos escaneados por laser]

FOTO: Reprodução

A cidade baiana de Monte Santo, famosa por ter sido palco da Guerra de Canudos, é a primeira do Brasil a ter seus monumentos escaneados por laser. A tecnologia visa preservar a parte histórica do lugar, em casos de destruição, como aconteceu com a Catedral de Norte-Dame, em Paris, e o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, para que sejam reconstruídas com fidelidade. 

O escaneamento de Monte Santo veio após pesquisa de mestrado do arquiteto e mestrando Timóteo Ferreira. Neste ano, a cidade baiana sofreu com um incêndio, que atingiu a Igreja Matriz, construída em 1971. 

"Como a escaneamos antes do incidente, acredito que esse trabalho possa contribuir para a sua reconstrução de forma fiel ao modelo original, já que temos imagens tridimensionais precisas de como eram as estruturas da igreja, preservando assim a memória do patrimônio histórico e contribuindo para ações de restauração do edifício”, afirma Ferreira. 

Foram quatro dias escaneando o sítio histórico tombado e mais seis dias de processamento da cidade com o equipamento Focus S70, equipamento que veio dos Estados Unidos e custa, em média, R$ 300 mil.

Como funciona

O equipamento usa um feixe laser que é direcionado aos objetos e permite capturar, visualizar e modelar tridimensionalmente cenas com alta precisão. Com início no ano passado, o trabalho realizou com esse equipamento aproximadamente 100 varreduras pela cidade e Via Sacra. Após o escaneamento, foi possível gerar uma planta da cidade com informações sobre medidas e nível das ruas, dos lotes, das quadras e das edificações. Como resultado, também é possível reunir modelos geométricos tridimensionais, volumétricos, das quadras do centro histórico com as respectivas edificações, de maneira a contribuir com a tutela e reconhecimento deste patrimônio nacional.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!