• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Moradores de comunidade em Minas Gerais denunciam invasão de terras pela Vale

Moradores de comunidade em Minas Gerais denunciam invasão de terras pela Vale

Ordem judicial proíbe atividades da mineradora em área de Vargem da Lua, em São Gonçalo do Rio Abaixo

Por Da Redação
Ás

 Moradores de comunidade em Minas Gerais denunciam invasão de terras pela Vale

Foto: Ernesto Werner/Arquivo pessoal G1

Cerca de 200 moradores da comunidade de Vargem da Lua, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas Gerais, denunciam invasão de terras pela Vale, segundo perícia judicial. A Mina de Brucutu da Vale é dona de 18 hectares da propriedade da Fazenda Vargem da Lua, que originou a comunidade que vive lá. O litígio começou em 2008, quando a exploração avançou em direção à Vargem da Lua. Até 2016, segundo a perícia, a mineradora já havia avançado 34 hectares dentro da comunidade.

“A Vale está roubando nossas terras. Comprometeu nascentes, matou o lago onde a gente criava tilápias. Barulho, poluição. A gente tem uma ordem judicial contra ela, mas só tem desrespeito”, disse Ernesto Werner, liderança de Vargem da Lua. 

A ordem é de 2012 e determina que a Vale não deve explorar minério de ferro na área em questão até que uma perícia fosse feita. O estudo foi concluído em 2016, dando razão à comunidade, já que aponta invasão da mineradora.  

Contudo, a Vale nega a invasão. A mineradora informou, em nota, que “cumpre as normas e legislação vigente, bem como toda e qualquer ordem judicial”. A empresa disse ainda que existem ações judiciais “em curso na Comarca de Santa Bárbara sobre o tema em questão”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário