Moradores de Cruz das Almas fazem alvorada para celebrar a chegada do mês junino
O evento teve guerras de espadas – um tipo de fogos de artifício que são proibidos

Foto: Reprodução
Na madrugada desta quarta-feira (1º), moradores de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, fizeram uma alvorada para celebrar a chegada do mês e o início dos festejos juninos. Cruz das Almas é um dos principais municípios que movimentam a economia festejos juninos na Bahia. A estimativa é de que, em apenas cinco dias de evento no São João, sejam movimentados R$ 5 milhões. São aguardadas 80 mil pessoas por noite, mais do que a população da cidade.
O evento teve guerras de espadas – um tipo de fogos de artifício que são proibidos pela Justiça por causa do risco à vida. As guerras de espada foram proibidas em Cruz das Almas em 2011, com base no Estatuto do Desarmamento, instituído em 2003. Além disso, legislação estadual prevê que fabricar, possuir e soltar espadas é crime, cuja pena pode chegar até seis anos de prisão.
Apesar de tradicional, a alvorada não é uma festa oficial, promovida pela prefeitura da cidade. Imagens gravadas no Centro mostram muitas pessoas participando do encontro de espadeiros, sem equipamentos de proteção. Nos vídeos é possível ver crianças e adultos expostos ao perigo.
Cerca de 1,5 milhão de pessoas são esperadas nas festas por todo o estado. A expectativa é grande também para os comerciantes que vendem produtos juninos. A Secretaria de Turismo da Bahia e a Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa) calculam movimento de mais de R$ 1 bilhão.


