Moradores de Lauro de Freitas denunciam descaso de obra do governo do estado e prefeitura
A obra da estação elevatória central de esgotamento sanitário está sob responsabilidade da Embasa

Foto: Foto / Márcio Costa - SALVA
O Farol da Bahia recebeu uma denúncia feita pela Sociedade Amigos do Loteamento Vilas do Atlântico (SALVA) sobre a condição de abandono da obra da Estação Elevatória Central do Esgotamento Sanitário de Lauro de Freitas.
Márcio Costa coordenador geral da SALVA e engenheiro químico, fez fotos no local da obra, e a placa diz que o prazo para a entrega é maio de 2020. De acordo com o engenheiro, no processo de esgotamento do município haveriam diversas estações coletoras de esgoto menores e que a partir delas seria enviado para essa estação central e o esgoto seria enviado para emissário em Salvador.
“Desde o ano 2000, a EMBASA, enrola o município e os moradores com esse processo. Em 2010/2011 foram colocadas as redes coletoras nas ruas em vários bairros, mas isso também parou e os tubos estão enterrados sem qualquer serventia. A desculpa da Embasa, com o apoio da Prefeitura, é que a empresa que estava fazendo a obra, pediu aditivos, e entrou com processo judicial. Essa conversa já dura 10 anos”, explicou.
O coordenador disse ainda que a prefeita Moema Gramacho estendeu o contrato com a Embasa por mais 30 anos, segundo ele, a pedido do governo do Estado. “Dinheiro público jogado fora e na cara de todo mundo”, disse.
Em nota, a Embasa informou que a primeira etapa da estação elevatória de esgoto principal, parte da obra do sistema de esgotamento sanitário (SES) de Lauro de Freitas, foi concluída dentro do prazo.
“A estrutura foi finalizada dentro do escopo previsto e, ao contrário do mencionado, não se encontra abandonada. A segunda etapa de obras contempla a montagem da estação, bem como a conclusão das redes coletoras implantadas anteriormente, visando dar funcionalidade ao sistema. A licitação para contratação dos serviços tem previsão de realização ainda este ano. A obra de implantação do SES Lauro de Freitas vai possibilitar levar os esgotos coletados neste município para o emissário submarino da Boca do Rio”, disse o órgão.
Márcio Costa afirma que a Embasa é uma empresa sem qualquer credibilidade, principalmente na área do saneamento básico.
“A Embasa mente quando diz que Lauro de Freitas tem quase 50% de coleta de esgoto. Somente tem 10% de esgotos tratados em estações e outros cerca de 20% são fossas e sumidouros de casas individuais. Moro em Vilas do Atlântico, mas tanto Vilas, Buraquinho, Miragem, Ipitanga, Centro, Lagoa dos Patos, Portão, Pitangueiras, etc., nenhum desses bairros tem coleta de esgoto. A Embasa fala de resultados analíticos dos rios, mas não apresenta nada para ninguém. Lauro de Freitas não tem um rio ou córrego que não seja esgoto a céu aberto (tem um único, o Rio Sapato, que beira a orla que ainda tem vida). Já estamos em outubro/2020, e a situação de abandono no canteiro da elevatória é real”, afirmou.
Questionada pelo Farol da Bahia sobre a previsão de conclusão da obra, a Embasa afirmou que o prazo previsto na licitação, será de 36 meses contados a partir da emissão da ordem de serviço.
A Prefeitura de Lauro de Freitas também foi questionada sobre a denúncia, mas não enviou nenhum esclarecimento sobre o caso.
O governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de saneamento, enviou ao Farol da Bahia, a mesma nota da Embasa.


