• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Moraes tranca investigação contra delegado responsável por inquérito contra Bolsonaro

Moraes tranca investigação contra delegado responsável por inquérito contra Bolsonaro

Felipe Leal foi afastado da condução do inquérito

Por Da Redação
Ás

Moraes tranca investigação contra delegado responsável por inquérito contra Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta quinta-feira (18) o trancamento da investigação contra o delegado da Polícia Federal, Felipe Leal, que era responsável pelo inquérito que apurava uma suposta tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de interferência na corporação.

Felipe Leal conduzia a investigação desde julho, por ordens de Moraes. No entanto, Moraes afirma que o delegado teria feito diligências que investigariam atos do atual diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, e que não se encaixam no escopo inicial da investigação.

O delegado solicitou cópia de processos administrativos referentes à gestão de Maiurino, como sobre a exoneração do delegado Alexandre Saraiva do comando da Superintendência da PF do Amazonas, após ter apresentado uma notícia-crime contra Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente na ocasião.

Além disso, Leal também teria pedido informações referentes às investigações abertas na Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a produção de relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a fim de orientar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

No entanto, na decisão que determina o trancamento, Moraes entende que não há "justa causa" para a instauração de uma investigação contra o delegado, como a que tramitava na Procuradoria da República no Distrito Federal. Assim, o ministro determinou a suspensão da apuração "tanto em relação a eventual ato de improbidade administrativa, quanto em relação a crime de abuso de autoridade"

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário