Morre aos 85 anos, Alexei Leonov, o primeiro humano a caminhar no espaço
Trabalho do cosmonauta foi importante para a manutenção da estação espacial da Nasa até os dias atuais

Foto: Divulgação
O russo Alexei Leonov, o primeiro humano a caminhar no espaço, morreu aos 85 anos nesta sexta (11) após enfrentar uma longa doença. O enterro do cosmonauta será realizado em Moscou nesta terça (15), segundo o Centro de Preparação de Cosmonautas.
Leonov foi o primeiro cosmonauta a realizar um passeio pelo espaço no ano de 1965. A importância do trabalho dele contribuiu para a manutenção da Estação Espacial da Nasa até os dias atuais.
A caminhada do russo teve uma duração de 12 minutos e 9 segundos. Em 1975, Leonov voou para o espaço novamente durante a missão 'Apollo-Soyuz', o primeiro vôo espacial dos Estados Unidos com a União Soviética, época em que a Rússia e os EUA enfrentavam a 'Guerra Fria' em uma batalha espacial.
Em comunicado no Twitter, a Nasa lamentou a morte do russo e também divulgou a importância do seu trabalho para a estação espacial.
We’re saddened by the loss of legendary @roscosmos cosmonaut Alexei Leonov who became the first human to walk in space on March 18, 1965. His venture into the vacuum of space began the history of extravehicular activity that makes today’s @Space_Station maintenance possible. pic.twitter.com/8EavxJd5R1
— NASA (@NASA) 11 de outubro de 2019