Morre Dorinha Duval, atriz que interpretou a primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, aos 96 anos
Causa da morte não foi divulgada

Foto: Reprodução/Redes sociais/TV Globo
Morreu nesta quinta-feira (21), aos 96 anos, a atriz Dorinha Duval, primeira intérprete da personagem Cuca do seriado televisivo "Sítio do Picapau Amarelo". A informação foi compartilhada por sua filha, a também atriz Carla Daniel, nas redes sociais.
"É com tristeza, mas alívio, que nos despedimos da mãe, avó, amiga, que trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo", escreveu Carla. A causa da morte não foi divulgada.
Dorah Teixeira, seu nome verdadeiro, nasceu em 21 de janeiro de 1929, em São Paulo. Nos anos 1940, Dorinha começou sua carreira como cantora, acompanhando o pianista Moacyr Peixoto, irmão do cantor Cauby Peixoto.
Antes de integrar o elenco do "Sítio do Picapau Amarelo", em 1977, Dorinha atuou na Globo em novelas como "Irmãos Coragem" (1970), "Selva de Pedra" (1972) e "O Bem-Amado" (1973).
A atriz se afastou da televisão no início dos anos 1980, após ser condenada a seis anos de prisão por assassinar o marido, na época o publicitário Paulo Sérgio Garcia de Alcântara, com quem foi casada por seis anos. Ela cumpriu pena em regime semiaberto e aberto.
Em seu livro de memórias, segundo informações do site Notícias da TV, Dorinha relatou ter sofrido agressões físicas e verbais de Paulo Sérgio Garcia de Alcântara antes do crime. De acordo com ela, o publicitário a agredia com tapas e chutes, além de fazer ofensas sobre sua aparência.
“Você está velha, feia, gorda. Você já era. Porque eu não quero nada com uma velha como você. Vê se se olha no espelho! Você acha que eu vou querer alguma coisa contigo?”, escreveu ela.
A partir de 1987, Dorinha passou a se dedicar exclusivamente às artes plásticas, principalmente à escultura. A causa da morte não foi revelada.