Morre hexacampeã mundial de boxe conhecida como 'verdadeira Rocky Balboa'
Alejandra Oliveras estava internada desde o dia 14 de julho após sofrer um AVC

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A argentina hexacampeã mundial de boxe Alejandra Oliveras, conhecida no país sul-americano como La Locomotora (A Locomotiva, na tradução literal) e de A Verdadeira Rocky Balboa, para a mídia internacional, morreu aos 47 anos, quinze dias depois de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).
Alejandra estava internada em um hospital da cidade de Santa Fé desde o dia 14 de julho e na última segunda-feira (28) a morte foi confirmada. A província argentina declarou três dias de luto pela lutadora que entrou para a política após pendurar as luvas em 2017.
A boxeadora, que também era fisiculturista, foi homenageada por figuras públicas, como o presidente da Argentina, Javier Milei.
"Adeus, Locomotora. Sempre do lado certo, descanse em paz", disse o presidente.
O Conselho Mundial de Boxe (WBC) lamenteou morte de Alejandra e a mencionou como inspiração para outras pessoas.
"Ela teve uma carreira notável no boxe, tornando-se campeã mundial várias vezes. Em maio de 2006, ela nocauteou Jackie Nava e se tornou campeã mundial dos supergalos do WBC — título que defendeu com sucesso três vezes", diz o texto publicado. "Ela foi campeã mundial dos pesos-penas do WBC de 2012 a 2013. No mesmo ano, ela derrotou Lely Luz Flores em sete rounds para conquistar o campeonato mundial dos superleves do WBC", diz a mensagem.
Nos nove anos na modalidade, La Locomotiva venceu campeonatos em quatro categorias de peso em três organizações diferentes. A atleta disputou 38 lutas, venceu 33 delas, empatou duas e só perdeu três. A aposentadoria aconteceu em 2017 quando deixou os ringues ao vencer Lesly Morales por decisão unânime dos juízes.