Morre o imortal Tarcísio Padilha, aos 93 anos, de covid-19

Com longa carreira no magistéria e forte ligação com o catolicismo, filósofo ocupou cadeira 2 da ABL

[Morre o imortal Tarcísio Padilha, aos 93 anos, de covid-19]

FOTO: Reprodução/O Globo

Morreu, na manhã desta quinta-feira, 9, aos 93 anos, o filósofo Tarcísio Padilha, vítima de covid-19. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1997, foi o quinto ocupante da cadeira nº 2, sucedendo Mário Palmério.

Nascido no Rio, em 1928, Tarcísio Meirelles Padilha se lincenciou em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e fez doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com longa carreira no magistério, sendo chefe do Departamento de Filosofia, diretor do Departamento Cultural da UERJ e professor de história da filosofia da PUC-RJ, entre outros cargos. O intelectual sempre teve uma forte ligação com a igreja católica. Ex-presidente da sociedade internacional de filósofos católicos, foi amigo dos últimos Papas, sobretudo de João Paulo II. 

Em 2019, ele iniciou uma reunião editorial de sua intensa produção intelectual. O conjunto de 13 obras incluiu títulos como “Literatura e livre pensar — Grandes nomes”, que traz textos nunca antes publicados em livro, e “João Paulo II - O Cura da Aldeia Global”. 

Capaz de fazer digressões sobre os assuntos mais variados, do comércio ao futebol, Padilha ganhou a alcunha de "filósofo da esperança". Ao contrapor os problemas de um mundo em construção com as virtudes ideais da atividade humana, sua obra propõe uma reflexão sobre os caminhos do bem comum. "Tarcísio encarnou a filosofia da hospitalidade e da acolhida, pondo em prática o ideal de Panikkar: o "diálogo dialogante", declarou Marco Lucchesi, presidente da ABL.  

Na esfera editorial, ele foi diretor de filosofia da Enciclopédia Verbum, de Lisboa; diretor da Coleção Filosofia, da editora Agir; e coordenador da Coleção Brasil em Questão, da José Olympio. Também foi membro do conselho editorial das revista francesa Philosophie  Itinéraires e coordenador da Bibliografia Filosófica Brasileira do Institut International de Philosophie, da UNESCO.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!