Morte por Covid-19 está associada a anomalia de célula, diz estudo da UFMG
Resultados do estudo foram publicados na revista Immunology

Foto: Pexels
Um estudo mostrou que as disfunções de células reguladoras do sistema imunológico levam à inflamação grave nos pulmões e estão associadas a casos de morte pela Covid-19. A pesquisa foi feita por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os resultados do estudo foram publicados na revista Immunology, reconhecida como um dos principais periódicos internacionais nesse campo.
Segundo o estudo, o sistema imunológico em desequilíbrio pode sofrer uma inflamação muito deletéria e alguns mecanismos evitam que ela saia do controle, como a célula Treg (T reguladora), que o sistema imunológico tem para manter a inflamação em níveis saudáveis.
Nas pessoas que morrem por complicações da Covid, a célula Treg entra em disfunção, parando de operar adequadamente e, em vez de manter a inflamação, causa uma hiperinflamação, que está associada ao óbito.
Para o estudo, os pesquisadores coletaram e analisaram amostras de sangue e secreções dos pulmões de um grupo com 40 internados no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital das Clínicas da UFMG, nos picos da pandemia em 2020 e 2021.